PROFESSORES

CLAUDIA CHRIST E SÉRGIO ROCHA
O trabalho consiste em unir técnicas básicas de dança contemporânea, percussão corporal, voz e movimento que são usadas para compor diversas células rítmicas, vinhetas vocais e pequenas coreografias. A técnica de Percussão Corporal em Movimento (extrair sons do corpo com as mãos, batidas de pés no chão e voz, junto com movimentos de dança) é uma ideia original do artista Sérgio Rocha que passou a ser desenvolvida em parceria com Cláudia Christ e colocada em prática nos espetáculos da Cia. Repentistas do Corpo. O objetivo é despertar o interesse dos participantes para uma performance multidisciplinar e desenvolver a percepção musical e rítmica, estimulando a coordenação motora e as dinâmicas corporais em grupo. Os artistas ministram as aulas tocando percussão ao vivo e abordam vários ritmos brasileiros, como: Samba, Maracatu, Coco e Baião experimentando misturas com Soul, Reggae e Hip Hop.

MELISSA RICCI
Formada pela Royal Academy of Dance – TEACHING CERTIFICATE PROGRAME ( método RAD ).Estudou na Escola de Ballet Lucia Millás desde 1986 até 2004 , onde lecionou por 11 anos .Formou-se também na Escola de Bailado do Teatro Municipal de Santos – 1990 ( método Francês ). Estudou em Londres / Inglaterra – THE PLACE THEATRE SCHOOL. COREÓGRAFA PREMIADA EM FESTIVAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS IRISH STEP DANCE Estuda desde 1999 , onde tem se especializado com profissionais internacionais como : Breadán De Gallaí, Nicole Mckeever, Corinne Karon, Karine Dean, Bill Maple, Marnie Maple, Kate Spanos, katie Deane Alison Duval e no Brasil com Cláudia Gonçalves e Fernanda Faez.

DEWITT FLEMING JR.
É um artista e coreógrafo de renome mundial da Broadway. Ele foi indicado duas vezes ao prêmio Chita Rivera por sua coreografia e performance. Mais recentemente, ele estrelou o espetáculo da Broadway A Wonderful World e é o coreógrafo de sapateado do espetáculo. Ele fez turnês pelo mundo como dançarino de destaque com Riverdance, Cirque Du Soliel, e dançou como solista com artistas vencedores do Grammy, como Alicia Keys, Wynton Marsalis e Bobby Mcferrin, para citar alguns. Ele participou do programa vencedor do Emmy Boardwalk Empire, America’s Got Talent, do premiado documentário Steps of Freedom: The Story of Irish Dance. Ele recebeu o prêmio de Dançarino da Década da Broadway World, o prêmio Hoofer da American Tap Dance Foundation e o prêmio NYC Flo Bert. DeWitt lecionou na Universidade de Nova York, na Pace University, no Steps on Broadway, no Broadway Dance Center, no Limerick College na Irlanda e em vários festivais e instituições ao redor do mundo. Alguns papéis favoritos incluem Daddy Bates em The Tap Dance Kid do NY City Center, Jelly Roll Morton na produção de Jelly’s Last Jam do National Black Theater Festival, onde ele foi o coreógrafo de sapateado, Simon em Jesus Christ Superstar e Ozzie em The Scottsboro Boys. O New York Times, a Dance Magazine e a Dance Teacher Magazine o cobriram diversas vezes. O New York Times afirma que ele é “uma fonte ininterrupta de variedade rítmica e surpresa… faíscas parecem sair daqueles sapatos!” Ele fez história ao gravar o primeiro álbum de jazz ao vivo com sapateado no Jazz at Lincoln Center Dizzy’s Club. Ele também é o orgulhoso proprietário da DeW It Right Tap Mics: microfones para sapateado, e um orgulhoso atleta da Capezio. Para saber mais sobre DeWitt, visite www.dewittflemingjr.com

RAISSA TAVARES
Raíssa Tavares é professora de tap dance. Formada em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pela UNIVAP desde 2009. Iniciou sua trajetória no sapateado americano em 2012, começou a dar aulas em 2014 e se formou pelo Studio de Dança Eliane Iniani em 2018. Desde então, segue em constante aperfeiçoamento como aluna de TAP Coach da renomada Chris Matallo.
Com uma base sólida em dança desde a infância, encontrou no sapateado sua maior paixão. Já participou de diversos workshops e festivais importantes, como o Festival de Dança de Joinville, entre outros eventos voltados à formação e difusão dessa arte. Apaixonada pelo ensino e pelo universo infantil, acredita no poder de transformar vidas por meio da arte! Seu trabalho busca inspirar, cuidar e conectar pessoas, especialmente crianças através do desenvolvimento da criatividade e descobertas delas mesmos.

JIM HAMILTON- FILADELFIA (USA)
Nasceu e cresceu em um estúdio de dança na Filadélfia, Pensilvânia-EUA com pais que eram professores de tap dance. Ao longo de sua vida esteve envolvido com artes percussivas. Começou a dançar sapateado ainda criança e, aos 12 anos iniciou a bateria e percussão. Seu profundo amor pela música e cultura brasileira o levou a colaborações inusitadas no Brasil. Fundou a Tension Rod uma gravadora com foco em percussão e em 2014 criou o estúdio Rittenhouse Recording. Alguns dos projetos realizados no estúdio incluem The Partch Ensemble, Trio Globo,The Prism Saxophone Quartet e The Pandeiro Repique Duo Mais e o indicado ao Grammy “Swirling” pela Orquestra Sun Ra sob a Direção de Marshall Allen (2021/2022). Como percussionista tocou no Montreal Jazz Festival em 2002 com várias aparições e no Grammy Awards com Boyz II Men em 1992 A 1997.Ele excursionou extensivamente na Europa e Japão com Ursula Rucker e Sound Sculptor/guitarrista Tim Motzer, com quem gravou 3 álbuns. Já tocou com artistas em vários continentes, pesquisando cultura e ritmos. Ele pesquisa sons através do corpo, onde traz sua própria linguagem, mesclando movimento e som, e sincronizando dança e música. É um artista performático que trabalha com música, dança e teatro. Atualmente trabalha com Chris Matallo (Brasil) em um projeto chamado B.r.U.s. Este projeto, que se transformou num núcleo artístico, percorre o mundo oferecendo workshops educacionais e apresentações de performances. Em 2024 ministrou workshops e se apresentou em diversas cidades brasileiras, dentre eles, Festival de Dança de Joinville, Festival de Dança de Ponta Grossa, Festival Internacional de Goiás, 4ª Residência da São Paulo Escola de Dança com o espetáculo “Escuta-me” em São Paulo. Desde setembro de 2024, tem ministrado aulas ao lado de Chris Matallo dentro do Conservatório Musical Souza Lima e viajando pelo Brasil em festivais que envolve tap dance, percussão e composições musicais dentro do entretenimento.

REALIZADORA DO FESTIVAL - CHRIS MATALLO
Chamada de “Carmen Miranda” do tap dance pelo “The New York Times”. A única artista mulher que sapateia e toca sax tenor simultaneamente.
Como coreógrafa, ela dirigiu e produziu espetáculos internacionalmente. Como educadora, ela ministra oficinas em todo o Brasil, bem como em diferentes países.
Como atriz e cantora, atuou no elenco de New York, New York – O MUSICAL, dirigido por José Possi Neto, em 2011, 2012 e 2013, inclusive na turnê pelo Brasil.
Foi preparadora e supervisora de tap dance no musical “Crazy for You” no Brasil, dirigido por José Possi Neto, estrelado por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello em 2014.
Coreografou “Singing In The Rain” em São Paulo e, em 2017, ganhando prêmios como melhor coreografia.
Em 2017, foi convidada para coreografar “House Of Murals” ao lado da sapateadora Corinne Karon e a Dra. Leslie Elkins, no Departamento de Dança e Teatro da Rowan University, Glassboro em New Jersey nos Estados Unidos.
Prepara artistas e treinando sapateadores em como aplicar seu trabalho a outras linguagens artísticas (como o desenvolvimento do canto e cenas) destacando nomes importantes do cenário nacional e mundial como Cláudia Raia, Jarbas Homem de Mello, Reginaldo Sama, Gabriel Godoy, André Bankoff, entre outros. Ocupou a cadeira de sapateado americano no departamento técnico de teatro musical do SESI-SP em 2014 e 2015 e 2016. Em 2016, foi homenageada pela UCTT (Universidade de Arte) na Filadélfia, EUA, como uma dis maiores nomes de sapateado do mundo em 2015.
Desenvolve desde 2018 um projeto chamado “B.r.U.s” com o percussionista da Filadélfia Jim Hamilton que se tornou um núcleo artístico em 2023.
“B.r.U.s.” é uma colaboração internacional, mesclando as tradições de percussão do Brasil e dos Estados Unidos, através da lente do tap dance. B.r.U.s vem fazendo inúmeras turnês pelo Brasil, Americas Latina e do Sul, Estados Unidos e Europa.
Sapateadora, coreógrafa, musicista, estudiosa das artes, iniciou suas aulas de dança com apenas 2 anos e meio de idade e aulas de teatro no Jardim Encantado das Artes de Leticia Urbana e Maestro Urban. Teve como sua primeira professora de tap dance, a precursora de Campinas, Gioconda Saba.
Formada em Dança pela Unicamp em 1993 e Pós graduada em artes, foi pesquisadora e frequentou a universidade 10 anos desenvolvendo projetos multidisciplinares. Foi pesquisadora do Núcleo de Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (Unicamp) trabalhando com arte e tecnologia no Projeto AtoContAto coordenado pelo Dr. Jonatas Manzolli.
Em 1997 e 1998, ela apresentou o projeto na Inglaterra e em 1999 em Viena, na Áustria. Mais tarde, fez pós-graduação em artes na UNICAMP – SP.
Estudou piano clássico e popular no Conservatório Musical de Campinas com a Vitória Régia, com a falta da Olga Normanha e aos 17 anos iniciou os estudos com o sax tenor. Iniciando estudos de teatro aos seis anos, ela começou a desenvolver seu trabalho artístico, combinando dança e elementos de outras linguagens artísticas, como canto e cena.
Em 1995 fundou o Studio de Dança Christiane Matallo com aulas regulares de diferentes tipos de dança em sua cidade natal Campinas.
É diretora artística e organizadora do Brasil International Tap Festival desde 1999.
Com o objetivo de popularizar a arte da sapateado, ela trouxe alguns dos melhores profissionais do mundo, como Jason Samuels Smith e outros. Ela também organizou a Sapateia São Paulo, celebrando o Dia Internacional da Tap (25 de maio) em São Paulo onde aprovou a lei municipal que reconhece o dia internacional do sapateado americano (25 de maio) no calendário oficial do município de São Paulo.
Fez inúmeras turnês ao lado do baixista Gilberto de Syllos o espetáculo “da corda pro Pé”, que reúne música, dança, canto e poesia.
Em junho de 2006, lançou os DVDs de sapateado, até então nunca antes vistos no Brasil, em parceria com o Só Dança. Além das aulas destinadas a crianças e outros profissionais, o trabalho inclui clipes, jogos interativos e elementos históricos. Os DVDs foram distribuídos em mais de 60 países.
Chris produz, ensina e se apresenta pelo mundo destacando; EUA (LA Tap Festival, Tap City, DC Tap Festival, Saint Louis Tap Festival), cidades como New Jersey, Chicago e Filadélfia). Pela Europa trabalhou em Londres, Bristol, Praga, Pilsen, Paris, Barcelona , Winterthur, Zürich, Lisboa, Viena,Stuttgart, Roma e Firenze.
Em 2021 e 2022, fez turnê por cidades do estado de SP ao lado de Jim Hamilton com o projeto B.r.U.s. além de Estados Unidos e República Dominicana.
Em 2023 estreia o espetáculo e workshop “Movimentasons” com cidades brasileiras, Argentina e Estados Unidos na agenda.
Em 2024 criou o projeto de espetáculos “Música para se ver e Dança para se ouvir” dentro do
Conservatório Souza Lima, que é uma extensão do projeto de mestrado na Célia Helena Centro de
Artes e Educação. Fez inúmeras bancas de júri por festivais importantes no Brasil como Joinville, Ponta Grossa, Jundiaí, Goiãnia, Mato Grosso do Sul, entre outros. Ministrou residência e montou um pocket show na São Paulo Escola de Dança denominada “Escuta-me” em novembro e dezembro de 2024.
Em 2025, ministrou workshops de Teatro musical pela lente do Tap dance no CEFTEM-SP, e em cidades como Barretos, Jacareí, Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Segue em turnês para a América do sul diferentes estados no Brasil.
APOIO CULTURAL

Realização

Pré-produção: Raíssa Tavares
Co-Realização
